terça-feira, 21 de agosto de 2012

Partiu quem tanto partiu

Partiu quem tanto partiu

Hoje partiu quem tanto ontem partiu. Um saudoso pleonasmo de quem vivenciou os trens de passageiros numa breve parada na estação de Reriutaba.
A expressão “partiu o trem”  significava badalar o sino para o trem partir e é diferente daquela que se diz que “o trem partiu”, o trem foi embora.
Quem partiu o trem foi o Seu Saldanha quando ía para a plataforma da estação, erguia o braço e puxava o badalo do sino, anunciando a proximidade da chegada do horário ao cruzar a Ponte do Sarapó ou dando ordem para o trem partir, iniciando sua força máxima para romper a inclinação maior da rampa que se iniciava um pouco mais à frente da estação.
Eis o trocadilho que só percebe quem sofreu ou se alegrou ao ouvir o apito do trem, avisando a todos de sua chegada ou de sua partida.
Nós reriutabenses, aqueles nascidos até a década de 70, lembramos muito bem o Seu Saldanha com zelo pelas crianças e mais idosos, afastando-os da beira da plataforma. Ora, quantas pessoas não resmungavam com raiva daquele cuidadoso agente ferroviário, confundindo seus cuidados com antipatia.
Hoje reconheço o valor do velho agente que fez parte da minha infância e de tantos conterrâneos que vivenciaram e que fizeram uso do tão valioso e único transporte da época.
Hoje partiu no trem para a eternidade o Seu José Milcíades Moreira, conhecido quase somente como Seu Saldanha. Sua partida pode ter o mesmo contexto saudoso para a família e para amigos, mas para Seu Saldanha creio que foi uma viagem feliz, pois seu destino ser-lhe-á digno.
Esposo de Dona Rocilda e pai de nove filhos. Todos de boa índole e simpáticos como nosso saudoso agente da estação de Reriutaba, eis seu legado além de tantos favores prestados nos tempos de outrora.
Mas, Seu Saldanha não é recordado por mim como somente um agente da estação ferroviária que “partia o trem”, mas também como aquele que nos ajudava a conseguir uma poltrona no Sonho Azul, um vagão mais confortável;  como aquele que guardava no almoxarifado da estação as caixas com mercadorias da loja de meu pai;  como aquele que guardou com zelo minha primeira bicicleta que meu pai trouxe no Natal para presentear-me.
Seu Saldanha foi também uma pessoa que sabia viver. Amigo de meu pai e também nato folião carnavalesco, costumava ir lá para casa tomar umas cervejas com meu pai juntamente com os companheiros Luís Castro, Cumpade Otávio Mororó, Murilo Macedo, Adjemir Castro, Chagas Vieira, dentre outros.
Lembrei-me bem hoje quando pelos idos de 1976 no Sábado Gordo de carnaval gostava de cantar “Morte do Peru” do famoso cantor Pinduca. Eis a letra que resgatei do lobo temporal de meu cérebro.
"Mataram o meu peru
Eu não fui
Não sei quem foi
Eu também
Se eu encontrar
O matador
Vou me vingar
O meu peru
Era de raça
Meu peru
De estimação
Meu peru
Adeus peru
Meu peru do coração"
Há muitas causos de Seu Saldanha. Como aquela do “Arrozinho molhado”. Mas esta somente vai lembrar quem lhe é mais próximo e deixo para cada um rir saudosamente do nosso amigo Saldanha.

Fortaleza-CE, 21 de agosto de 2012
Luiz Lopes Filho, amigo de Seu Saldanha

3 comentários:


  1. muito linda a hoenagem.todavia recordo-me das viagens de trem e ele sempre muito atento.saudades daqueles vehos e bons tempos...descanse em paz,sr.saldanha.

    ResponderExcluir
  2. Muito merecida a sua mensagem àquele que fez parte do nosso convívio e que também como eu desfrutei de uma amizade sincera, limpa, alegre, familiar até. Compartilhou conosco de muitos momentos importantes. Com ele também dividimos nossas alegrias e tristezas.
    E a minha amiga Rocilda é sempre uma alegria quando nos vemos. Mulher corajosa e ao mesmo tempo tranquila que soube encarar as dificuldades da vida com fé e muita tranquilidade. E essa fé sempre permaneça em você Rocilda agora, dando-lhe força para encarar essa grande lacuna na sua vida.
    Ao Sr. Saldanha a minha prece para que o seu trem o conduza à Estação Divina e lá os sinos toquem em louvor a sua moradia junto ao Pai Eterno!

    ResponderExcluir
  3. Ficamos sensibilizados por esta homenagem ao nosso pai. Obrigado pela demonstração de amizade e carinho.

    Filhos do Seu Saldanha

    ResponderExcluir