sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Breves Diálogos

Conversando com um grande amigo meu, Dr Lucídio, que também tem origens no interior e vivenciou as coisas do sertão, comentei com ele como é difícil você sair cedo de seu lar para estudar na capital, sozinho, em casa de tios, sem telefone, apenas com uma carta por semana que minha mãe me escrevia. Ele me contou como foi sair de Teresina para estudar em Recife e que hoje estava vivenciando a distância de sua filha para outras terras. Eu lhe sintetizei como foi minha viagem  naquele dia 07 de dezembro de 1978.

A partida de Reriutaba para Fortaleza de trem.

Lucídio,
Era uma sexta-feira do dia 07 de dezembro de 1978.
Da minha casa para a estação era pertinho, tanto é que costumava pegar carreira com meus primos pra ver quem chegava primeiro.
Naquela manhã, a estação ferroviária parecia distar quilômetros de minha casa.
O trem que tanta alegria me trazia diariamente, naquele dia só me trazia dor-de-barriga. Caminhava com uma mala vermelha apertada de roupas como meu coração de saudades. Saudades nem sei de quê, era de tanta coisa. Dos meus pais, da minha casa, do meu colégio, dos meus amigos, do inverno, do São João, do Natal, enfim da própria infância que parecia me escapar entre os dedos, ficando ali naquela rua.
O sol encobria de suor as lágrimas que teimavam em apontar nos cantos dos olhos. Assim parti para vir estudar aqui em Fortaleza. Nunca esquecerei.
Após tantos anos, ainda guardo a oração que minha mãe colocou para mim na bolsinha lateral da mala.
O resto desta história você ainda lerá num livro que pretendo escrever.

Com apreço, Luiz Lopes Filho, 16/02/2006


Eis a oração que ainda hoje rezo:
Senhor,
No silêncio deste dia que amanhece, venho pedir-Te a Paz, a Sabedoria, a Força.
Quero olhar hoje o mundo com os olhos cheios de amor; ser paciente; compreensivo, manso e prudente.
Ver além das aparências teus filhos como Tu mesmo os vês, e assim não ver senão o bem em cada um.
Cerra meus ouvidos a toda calúnia.
Guarda minha língua de toda maldade.
Que só de bênçãos se encha meu espírito.
Que eu seja tão bondoso e alegre, que todos quanto se achegarem a mim,    sintam Tua presença.
Reveste-me de Tua beleza, Senhor,e que no decurso deste dia eu Te revele a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário