domingo, 9 de outubro de 2011

Reriutaba Clube

Reriutaba Clube
Não me lembro qual foi a primeira vez que adentrei ao Reriutaba Clube. Quando criança, acompanhando meus pais num domingo de carnaval? Provavelmente!
O Reriutaba Clube faz parte de todos nós, reriutabenses. Foi lá que tentei dançar pela primeira vez forró sem saber, foi lá que tantos de nós ficamos com a garota que sonhávamos namorar.
A saudade maior que tenho do clube foi nos idos de 1990. Era 3ª feira de carnaval. Último dia de folia!......o dia já estava raiando e ainda se ouvia a banda tocar uma marchinha famosa. Caminhava pela rua do Ginásio Raimundo Mesquita e ia deixar a namorada em casa. Eram 5 da manhã. Ficaram gravadas em minha memória estas imagens: O Reriutaba-Clube e sua banda, a lembrança da namorada, a banca de café do Manel da Nana, a banca do Seu Antenor, as saudosas ruas de um carnaval distante que o tempo desbota pouco a pouco!.
No Reriutaba Clube vi a moralidade na administração do Sr Antônio Ximenes, do Dr Osvaldo Lemos, do Sr Adjemir, e de meu pai, Sr Lulu.
Cuidavam do clube tanto quanto o arrumar de suas gravatas.  É......não  se podia entrar no clube sem paletó, nem muito menos sem gravata em determinadas festas.
Lembro-me bem que numa Festa das Moças entrei no Reriutaba Clube e meu pai estava na diretoria. Porém, lá dentro resolvi tirar a gravata. Estavam numa mesa de madeira pintada de verde lousa e um número em branco 125:  eu, os Tatás, o Zé Jr, o Zé Antônio do Seu Dola, o Hélio e meu primo, Marcelo. O Antônio Macedo tirou uma foto nossa. Quando meu pai viu a foto, semanas depois, deu uma bronca. – Como você tira a gravata numa festa destas? Que absurdo! Eu barrando pessoas sem paletó, sem gravata e você sem gravata dentro do clube!
16 anos de idade! Quanta simplicidade em tudo! No respeito às garotas, aos senhores da sociedade, à própria Reriutaba!
Todos sabiam nossos passos, quem bebia um pouco mais, quem quebrava um copo (mesmo sem querer), quem resolvia errar!.
Era ruim? Talvez! Mas era uma forma de dotar aquele simples clube num paço social, num lugar de diversão e respeito! Eis minha Reriutaba que tenho saudade!
Eis a sociedade reriutabense dos idos de 1980! E doravante começou a decadência do Reriutaba Clube que culminou nesta triste imagem que infra-destaco:


\\





2 comentários:

  1. poxa amigo...quantas saudades...muitas coisas boas aconteceram na vida de muitos que puderam usufluir dos bons bailes no Reriutaba Club.
    Carnavais, Festa de termino de curso...resumindo...SAUDADES.

    ResponderExcluir
  2. Tomei um susto quando vi esta foto do clube em ruinas, o tempo passa ...

    ResponderExcluir